JUSTIFICATIVA
A
matemática está inserida em nossa história e nas ações do nosso cotidiano.
Assim construir com o aluno conceitos matemáticos e desenvolver nele o
raciocínio lógico matemático significa possibilitar a ele situar-se no tempo e
no espaço estimulando-o a desenvolver
condições que permitam resolver problemas, lidar com informações
numéricas para tomar decisões, fazer inferências, opinar sobre temas diversos,
desenvolvendo capacidades de comunicação e de trabalho coletivo, sempre de
forma critica e independente.
OBJETIVO GERAL
. Desenvolver habilidades, como calcular
e resolver problemas e fixar conceitos. Criar estratégias que possibilite ao
aluno, atribuir e construir sentido e significado às idéias matemáticas tornando-os
capazes de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.
Construir valores e atitudes de natureza
diversas por intermédio do conhecimento matemático, visando a formação integral
do ser humano, como cidadão agente na sociedade.
METODOLOGIA
No 1º ano de alfabetização e
letramento matemático, este trabalho deve partir de atividades lúdicas, tais
como: a abordagem à literatura infantil, as brincadeiras, aos jogos didáticos
envolvendo conteúdos matemáticos e à manipulação de materiais didáticos que
também são uma perspectiva de ensino-aprendizagem que envolve a idéia do
aprender brincando, do despertar de interesses e, ainda, contribui para o
desenvolvimento do cognitivo, afetivo e social dos alunos de um modo
significativo, realizado em práticas contextualizadas, que serão trabalhadas
vinculadas com conhecimentos cotidianos do seu meio escolar e social tendo a resolução
de problemas como o fio condutor da organização do ensino da
Matemática. Os problemas matemáticos devem aguçar o interesse dos alunos
devendo ser elaborados da combinação entre o conhecimento prévio do aluno e a
novos conhecimentos a serem desenvolvidos. Desenvolver no aluno a análise
crítica do raciocínio matemático para a tomada de decisão a respeito dos instrumentos
e ou estratégias a serem usadas a fim de encontrar a solução.
Serão valorizados e respeitados pelo
professor os conhecimentos elaborados pelo próprio aluno e pode ser efetivados
mediante diferentes registros, desenhos, relatos, textos e cálculos, como meios
viáveis de garantir um canal de comunicação dos alunos a respeito de suas
estruturações cognitivas e, ao mesmo tempo, de possibilitar que se avalie a
evolução conceitual por diferentes enfoques.
Os conteúdos poderão também ser
trabalhados através de projetos, facilitando a contextualização e aplicação do
aprendizado.
Dentro das diferentes metodologias o
professor poderá contar também com um grande recurso que são os livros
didáticos, os quais são escolhidos para facilitar o trabalho do professor e
possibilitar no aluno o crescimento de sua autonomia na aprendizagem.
AVALIAÇÃO
Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas
Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35;
a avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o
professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e
disciplina a ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto
Político Pedagógico da escola.
A
avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de
aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos.
O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz
parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova
no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação
processual.
Avaliação será diagnóstica quando através
da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção
aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a
fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode
fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus
direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de
ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma
ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a
legenda estabelecida.
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá
ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido
pelo aluno.
Além da ficha individual, o professor poderá
se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas
individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um
parecer final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que a avaliação
não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir
além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de
superar dificuldades apresentadas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
Obs. Trabalhar os conteúdos inseridos em situações problemas
utilizando materiais concretos
Desenvolver no aluno a habilidade do
calculo mental
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NÚMEROS
E OPERAÇÕES
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- Conceito de
NÚMERO (conhecimento lógico-matemático)
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- Associar número/numeral (quantidade
x numeral)
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-Numero e
numeral ( quantidade x numeral)
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- Comparações >/<
=/#;
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- Ordem crescente e decrescente
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- Sucessor e antecessor;
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Operações de Adição e subtração em situações
contextualizadas
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MEDIDAS
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Ações
perceptivas e os atributos dos materiais:
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- Auditivas
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Olfativas e
gustativas (mais
e menos)
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Táteis
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-Visuais
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Medidas de comprimento
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Comparar em situações propostas e
espontâneas diferentes pesos e volumes;
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Medidas de
massa
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Medidas de
capacidade
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Noção de tempo:
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GEOMETRIA
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- Sólidos
geométricos
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- Figuras geométricas planas
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- Simetria
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TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
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- Sistema
monetário
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- Gráficos e
tabelas
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DIVISÃO DOS CONTEÚDOS POR BIMESTRES
1º Bimestre
- Conceito de
NÚMERO
-Numeral (função)
- Associação
número/numeral
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- O calendário
- Noções de tempo:
Ações
perceptivas e os atributos dos materiais:
-Auditivas
-Olfativas e
gustativas
-Táteis
-Visuais
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2º Bimestre
- Associação
número/numeral
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração.
- Agrupamentos:
classes.
- Ordenações:
séries
- Medidas de tempo (calendário)
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3º Bimestre
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- Medidas de tempo (o uso do
relógio)
- Sólidos
geométricos
- Figuras planas
- Medidas de massa
- Medidas de comprimento
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4º Bimestre
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- O calendário
- Sistema monetário;
- Medidas de capacidade;
- Simetria
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De
acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a Historia e
Cultura Afro-Brasileira
Em
matemática poderá ser trabalhado:
- Análise de dados do IBGE sobre a
composição da população brasileira e por cor, renda, escolaridade, no país e
no, município.
- A participação do povo negro em sua
comunidade.
REFERENCIA
BIBLIOGRÁFICAS
Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações pedagógicas
para os anos iniciais – Curitiba – PR. Secretaria de Estado da Educação
Alfabetização Matemática, 1º ano /
Jaqueline Garcia. 1. ed. – SP: Escala Educacional, 2008 (Coleção Conhecer e
Crescer)