• Ouvir histórias, ou músicas que contenham
histórias, e depois contar a seqüência dos fatos.
• Ordenar cartões com figuras e
formas e recompor uma história com início, meio e fim. • Observar animais
(mosca, lesma, largatixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais
velozes e os mais lentos.
• Mover carrinhos rápida e
lentamente, seguindo instruções do professor.
• Plantar feijões e observar o seu
crescimento. Posteriormente, o professor e as crianças desenharão a história da
vida do feijão, passando pelas etapas do seu desenvolvimento, da semente até a planta adulta
Exercícios de Orientação
Espacial:
• Andar pela sala explorando o ambiente e os
objetos, inicialmente de olhos abertos e depois de olhos fechados.
• Montar quebra-cabeças.
• Jogar amarelinha.
• Responder onde está o céu, o
teto, o chão, a lâmpada, com palavras como: em cima, atrás, etc.
• Andar pela sala e pelo pátio
seguindo a direção indicada por setas pintadas no chão.
• Nomear partes do próprio corpo,
do corpo dos colegas, do corpo de bonecos. • Juntar as partes de um boneco
desmontável.
• Completar o desenho de uma figura humana com
o que estiver faltando. • Deixar o corpo cair, em bloco, sobre o colchão.
• Exercitar tensão e relaxamento no corpo
(amolecer, murchar, endurecer, etc.)
Exercícios de Lateralidade:
• Colocar fitas vermelhas no pulso e tornozelo
do lado direito e realizar exercícios que peçam movimentos como: erguer a mão
direita, abaixar a mão esquerda, erguer o braço direito e abaixar o esquerdo,
etc.
• Colocar a mão sobre contornos
de mãos desenhados no quadro, rapidamente, como se estivesse dando um tapa.
Colocar a mão na mesma posição da mão desenhada.
• Seguindo a solicitação do
professor, desenhar ou colocar objetos no lado direito ou esquerdo de uma folha
de papel dividida ao meio verticalmente, e marcada com as inscrições direita e
esquerda nos lados correspondentes.
• Colocar os pés sobre os
contornos de pés desenhados no chão, direito sobre direito, esquerdo sobre
esquerdo.
Atividades da Área de Habilidades
Conceituais
• Observar uma coleção de objetos pequenos
misturados: pedrinhas, botões, conchas, grãos de milho, bolinhas de vidro,
clipes, etc. Separar esses objetos pela classe a que pertencem: conjunto de
pedras, de botões, de clipes.
• Seriar objetos de acordo com o tamanho (do
menor para o maior), com a cor (da mais clara à mais escura), com a espessura (
do mais fino para o mais grosso), conservando a mesma categoria.
• Distribuir o mesmo número de
objetos, observando que a quantidade não se altera quando modificamos sua
posição.
• Cortar frutas ao meio para
dividi-las com um colega (dois pedaços: um para cada um). • Organizar armários,
separando peças iguais e deixando-as próximas.
• Jogos (contribuem para
desenvolvimento de noções matemáticas): pega-varetas, memória, dominó, etc.
• Exercícios com blocos lógicos
de vários tamanhos, espessura, cor, forma.