- PERCEPÇÃO- COORDENAÇÃO- SENTIDOS- ORIENTAÇÃO- LIMITES...
Apresentar figuras durante alguns minutos. Em seguida
retirar as figuras e fazer perguntas sobre elas dar uma sequência de formas
para que os alunos observem por segundos e depois reproduzam rapidamente.
Mostrar palavras ou figuras onde o aluno deverá separar a 1ª sílaba de cada uma e formar outra Fichas com figuras. Um do grupo pega uma e cada um diz uma palavra com o início/final da figura , continuar as frases ditas pelo professor ,começar uma história e o aluno deverá continuar com os objetos que estão sendo mostrados.
PERCEPÇÃO E DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA
Em potinhos ( areia, água...) sacudir e sentir os sons .sons gravados em uma fita, o aluno deve identificar Bater com o lápis da classe, fazer no quadro os pontos e os alunos representam com sons.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
Descrever um aluno da sala e pedir que os outros o identifiquem ( pode-se usar objetos) , sete erros Diferenças entre formas geométricas , começar uma história e cada um continuar . completar as figuras conforme o modelo ;desenhar outra metade da figura.
ORIENTAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL
Andar depressa voltando ao ponto de partida. Andar devagar e depois correr ( a mesma distância) . Bater bola, pular corda, devagar e depressa Transposição de obstáculos.
COORDENAÇÃO VISOMOTORA - MOTICIDADE FINA
Abrir e fechar mãos. Recortes com dedos .Furar cartões com figuras, letras, números, formas geométricas Alinhavos .Achar o caminho.
ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO, COMPREENÇÃO, DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Finalizar histórias. Comentar histórias. Construção de frases a partir de gravuras . Mímica
CONCEITUAÇÃO DE TEMPO- ORIENTAÇÃO ESPACIAL- SEQUÊNCIA LÓGICA- CONCENTRAÇÃO- PERCEPÇÃO VISUAL
Mostrar o passar das horas e as diferentes atividades de uma criança. Seriação de gravuras.
LIMITES- PERCEPÇÃO VISUAL- ATENÇÃO- ORIENTAÇÃO ESPACIAL E SOCIALIZAÇÃO
Jogo da memória. Criar histórias.Dramatizar. Teatro