TRADUTOR

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Modelo de Avaliação - Áreas do desenvolvimento


Avaliando as áreas de desenvolvimento


Aluno:______________________________________________________________

Escola:_____________________________________________________________

Data da avaliação:____/_____/_________

Avaliador:__________________________________________________________

# Psicomotricidade:

Esquema corporal:


Identificação em si:
Partes principais em si e no outro:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Mostra a cabeça em si


b)       Mostra a cabeça no outro


c)       Mostra o tronco em si


d)       Mostra o tronco no outro


e)       Mostra as pernas em si


f)        Mostra as pernas no outro


         Detalhes em si e no outro:

Atividades

SIM
NÃO
a)       Mostra nariz em si


b)       Mostra nariz no outro


c)       Mostra boca em si


d)       Mostra boca no outro


e)       Mostra pescoço em si


f)        Mostra pescoço no outro


g)       Mostra tornozelo em si


h)       Mostra tornozelo no outro


i)         Mostra língu8a em si


j)         Mostra língua no outro


k)       Mostra mãos em si


l)         Mostra mãos no outro


m)     Mostra sobrancelhas em si


n)       Mostra sobrancelhas no outro


o)       Mostra cílios em si


p)       Mostra cílios no outro


q)       Mostra orelhas em si


r)        Mostra orelhas no outro


s)       Mostra joelhos em si


t)         Mostra joelhos no outro


u)       Mostra dentes em si


v)       Mostra dentes no outro


w)      Mostra nuca em si


x)       Mostra nuca no outro


y)       Mostra ombro em si


z)       Mostra obro no outro


aa)    Mostra cotovelo em si


bb)    Mostra cotovelo no outro


cc)    Mostra punho em si


dd)    Mostra punho no outro


ee)    Mostra testa em si


ff)      Mostra testa no outro


gg)    Mostra calcanhar em si


hh)    Mostra calcanhar no outro


ii)       Mostra queixo em si


jj)       Mostra queixo no outro


kk)    Mostra dedos em si


ll)       Mostra dedos no outro


Conceito Direita/Esquerda:
          Simples em si:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Mostra sua mão direita


b)       Mostra seu pé esquerdo


c)       Mostra seu olho direito


         Simples no outro:

Atividades

SIM
NÃO
a)       Mostra o pé esquerdo no outro


b)       Mostra a mão direita no outro


c)       Mostra o olho esquerdo no outro


         Cruzada em si:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Coloca sua mão direita na sua orelha esquerda


b)       Coloca sua mão esquerda no seu joelho direito


c)       Coloca sua mão direita no olho esquerdo





Dominância lateral:
Atividades

D

E

a)       Chute a bola (verificar com que pé)


b)       Pegue este canudo (dar no centro e ver com que mão pega)


c)       Olhe para mim através deste canudo (ver com em que olho posiciona o canudo)


d)       Observar que mão utiliza para escrever, pintar


Comportamento Motor:
          Coordenação global dinâmica:
Traçar com fita crepe linhas no chão ( reta e  curva)

Atividades

SIM

NÃO

a)       Anda em linha reta


b)       Anda em linha curva


c)       Anda pé ante pé


d)       Pular com os dois pés


e)       Pular num pé só


f)        Soltar agachado


g)       Pular corda


        Coordenação global estática:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Fica em pé imóvel de olhos abertos sem titubear


b)       Fica em pé imóvel de olhos fechados sem titubear


c)       Fica em pé num pé só, de olhos abertos sem titubear.                           


d)       Fica em pé num pé só, de olhos fechados sem titubear.                          


e)       Fica em pé no outro pé sem de olhos abertos sem titubear                      


f)        Fica em pé no outro pé sem de olhos fechados sem titubear                       


g)       Fica em pé imóvel de braços abertos e olhos  abertos sem titubear    


h)       Fica em pé imóvel de braços abertos e olhos  fechados sem titubear    


Observações:

    Coordenação motora fina:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Vou jogar a bola para você, pegue com as duas mãos


b)       Jogue a bola para mim com ambas mãos


c)       Agora pegue a bola com uma das mãos


d)       Jogue a bola para mim com uma das mãos


e)       Pegue a bola com a outra mão


f)        Jogue a bola para    mim com a outra mão


g)       Atividades de recorte com tesoura (linha reta)


h)       Atividades de recorte com tesoura (linha curva)


i)         Atividades de recorte com tesoura (linha angulosa)


10.Pintura (observar se respeita limites) se colore todo o espaço)


12. Desenho livre (observar se os desenhos são ricos em detalhes)


Observações:




          Equilíbrio, tônus muscular e postura:
Observar a criança em atividades motoras, verificando se sua postura, equilíbrio e tônus muscular são adequados para as diversas atividades.
Observações:






# Cognição
Conceitos:
a)       Espacial:

Atividades

SIM

NÃO

ACIMA  

 

 

DEBAIXO  

 

 

AO LADO                      

 

 

FRENTE

 

 

ATRÁS

 

 

LONGE

 

 

PERTO  

 

 

DENTRO   

 

 

ENTRE (MEIO)

 

 

B) Temporal

Atividades

SIM

NÃO

TARDE

 

 

AGORA

 

 

ANTES

 

 

DEPOIS                                             

 

 

DIAS DA SEMANA                        

 

 

NOITExDIA

 

 

NOITExDIA

 

 

MESES DO ANO                               

 

 

ESTAÇÕES DO ANO                       

 

 

DIA/MÊS/ANO                                      

 

 

                c) Quantidade e tamanho
Atividades
SIM
NÃO

MAIOR



a)         MENOR


b)         CURTO


c)         COMPRIDO                                


d)         MAIS


e)         MENOS


f)          GROSSO


g)         FINO 


h)          ALTO              


i)            BAIXO


j)           GRANDE


k)         PEQUENO                                                                                                     


D)  Formas geométricas:             

                                                                                          

Atividades

SIM

NÃO

a)       Círculo identifica


b)       Círculo nomeia


c)       Quadrado identifica


d)       Quadrado nomeia


e)       Triângulo identifica


f)        Triângulo nomeia


g)       Retângulo identifica


h)       Retângulo nomeia


              E) Cores:
Primárias:
Atividades
SIM
NÃO
Vermelha identifica
 
 
Vermelha nomeia
 
 
Azul identifica
 
 
Azul nomeia
 
 
Amarela identifica
 
 
Amarela nomeia
 
 
Secundárias:

Atividades

SIM

NÃO

a)       Verde identifica


b)       Verde nomeia


c)       Roxa identifica


d)       Roxa nomeia


e)       Marrom identifica


f)        Marrom nomeia


g)       Rosa identifica


h)       Rosa nomeia


i)         Alaranjada identifica


j)         Alaranjada nomeia


k)       Preta identifica


l)         Preta nomeia


m)     Branca identifica


n)       branca nomeia


Tonalidades:
Domina (   )     Não domina (   )
Atenção concentração: ( observar a criança no processo avaliativo)

Memória auditiva imediata:
                Solicitar que repita as seqüências de números que se seguem. Parar após dois erros consecutivos na mesma série(falar um número por segundo):
                Instrução: “Eu vou dizer alguns números e quero que você os repita na mesma ordem que eu disser.”

Atividades

SIM

NÃO

a)       6 – 4


b)       9 – 5


c)       9 - 6 – 4


d)       1- 4- 7


e)       8 - 3 – 2 – 5


f)        5 - 2 - 6 – 9


g)       6 – 3 – 5 – 9 – 7


h)       4 – 2 -  6 – 5 - 1


i)         3 – 8 – 5 – 2 – 1 – 4


j)         7 - 9 – 6 – 4 – 8 – 3


k)       5 – 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8


l)         9 – 8 – 5 – 2 – 1 – 6 – 3


     n) 1 – 6 – 4 – 5 – 9 – 7 – 6 – 3


     0) 2 – 9 – 7 – 6 – 3 – 1 – 5 – 4


     p) 5 – 3 – 8 – 7 – 1 – 2 – 4 – 6 - 9


     q) 4 – 2 – 6 – 9 – 1 – 7 – 8 – 3 – 5


Obs.: NA SEQUÊNCIA QUE O ALUNO TIVER DOIS ACERTOS CONSECUTIVOS, INDICA TAMBÉM O NÚMERO DE INFORMAÇÕES QUE ELE É CAPAZ DE CAPTAR FRENTE A UM CONTEÚDO DADO. EX.: SE FOI UMA SEQÜÊNCIA DE 4 DÍGITOS, O Nº MÁXIMO DE INFORMAÇÕES AO DAR UM CONTEÚDO SERÁ 4.

Conceito de reversibilidade:
Questionar o aluno se ele sabe o que ordem inversa. Caso não saiba, explicar através de objetos. Você fala a seqüência direta: “Lápis caneta, você terá que repetir de trás para frente: caneta- lápis”.
Instrução:  Agora eu vou dizer uns números e, quando eu acabar, você vai repeti-los de trás para frente.”
                “Por exemplo, se eu disser, 1 – 2, o que é que você deve dizer? Aguarde a resposta do aluno. Se ele responder corretamente, diga “Muito bem”, e continue com as seqüências. Suspender após o aluno errar duas seqüências na mesma série.

Sequências

SIM

NÃO

1.       6 – 4


2.       9 – 8


3.       3 – 8 – 6


4.       6 – 1 – 2


5.       3 – 4 - 1 – 7


6.       6 – 1 – 5 – 8 -


7.       8 – 4 – 2 – 3 – 9


8.       5 – 2 – 1 – 8 – 6


9.       3 – 8 – 9 – 1 – 7 – 4


10.     7 – 9 – 6 – 4 – 8 – 3


11.     5 – 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8


12.     9 – 8 – 5 – 2 – 1 – 6 – 3 


13.     1 – 6 – 4 – 5 – 9 – 7 – 6 – 3


14.     2 – 9 – 7 – 6 – 3 – 1 – 5 – 4


15.     5 – 3 – 8 – 7 – 1 – 2 – 4 – 6 – 9


16.     4 – 2 – 6 – 9 – 1 – 7 – 8 – 3 – 5



Análise e síntese auditiva:
        Verificar se o aluno é capaz de encontrar 3 palavras que rimem com:
Atividades
SIM
NÃO
a)       Alemão


b)       Carro


c)       Abrigo


d)       Amor


Análise e síntese visual:

        a) Uma os símbolos das linhas com os das colunas:


0
  ›

 ˜
?
∩0