Avaliando as áreas de
desenvolvimento
Aluno:______________________________________________________________
Escola:_____________________________________________________________
Data
da avaliação:____/_____/_________
Avaliador:__________________________________________________________
# Psicomotricidade:
Identificação em si:
Partes principais em si e no outro:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Mostra
a cabeça em si
|
||
b)
Mostra
a cabeça no outro
|
||
c)
Mostra
o tronco em si
|
||
d)
Mostra
o tronco no outro
|
||
e)
Mostra
as pernas em si
|
||
f)
Mostra
as pernas no outro
|
Detalhes em si e no outro:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Mostra
nariz em si
|
||
b)
Mostra
nariz no outro
|
||
c)
Mostra
boca em si
|
||
d)
Mostra
boca no outro
|
||
e)
Mostra
pescoço em si
|
||
f)
Mostra
pescoço no outro
|
||
g)
Mostra
tornozelo em si
|
||
h)
Mostra
tornozelo no outro
|
||
i)
Mostra
língu8a em si
|
||
j)
Mostra
língua no outro
|
||
k)
Mostra
mãos em si
|
||
l)
Mostra
mãos no outro
|
||
m)
Mostra
sobrancelhas em si
|
||
n)
Mostra
sobrancelhas no outro
|
||
o)
Mostra
cílios em si
|
||
p)
Mostra
cílios no outro
|
||
q)
Mostra
orelhas em si
|
||
r)
Mostra
orelhas no outro
|
||
s)
Mostra
joelhos em si
|
||
t)
Mostra
joelhos no outro
|
||
u)
Mostra
dentes em si
|
||
v)
Mostra
dentes no outro
|
||
w)
Mostra
nuca em si
|
||
x)
Mostra
nuca no outro
|
||
y)
Mostra
ombro em si
|
||
z)
Mostra
obro no outro
|
||
aa)
Mostra
cotovelo em si
|
||
bb)
Mostra
cotovelo no outro
|
||
cc)
Mostra
punho em si
|
||
dd)
Mostra
punho no outro
|
||
ee)
Mostra
testa em si
|
||
ff)
Mostra
testa no outro
|
||
gg)
Mostra
calcanhar em si
|
||
hh)
Mostra
calcanhar no outro
|
||
ii)
Mostra
queixo em si
|
||
jj)
Mostra
queixo no outro
|
||
kk)
Mostra
dedos em si
|
||
ll)
Mostra
dedos no outro
|
Conceito Direita/Esquerda:
Simples em si:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Mostra
sua mão direita
|
||
b)
Mostra
seu pé esquerdo
|
||
c)
Mostra
seu olho direito
|
Simples no outro:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Mostra
o pé esquerdo no outro
|
||
b)
Mostra
a mão direita no outro
|
||
c)
Mostra
o olho esquerdo no outro
|
Cruzada em si:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Coloca
sua mão direita na sua orelha esquerda
|
||
b)
Coloca
sua mão esquerda no seu joelho direito
|
||
c)
Coloca
sua mão direita no olho esquerdo
|
Dominância lateral:
Atividades
|
D
|
E
|
a)
Chute
a bola (verificar com que pé)
|
||
b)
Pegue
este canudo (dar no centro e ver com que mão pega)
|
||
c)
Olhe
para mim através deste canudo (ver com em que olho posiciona o canudo)
|
||
d)
Observar
que mão utiliza para escrever, pintar
|
Comportamento Motor:
Coordenação global dinâmica:
Traçar com fita crepe linhas no chão ( reta e curva)
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Anda
em linha reta
|
||
b)
Anda
em linha curva
|
||
c)
Anda
pé ante pé
|
||
d)
Pular
com os dois pés
|
||
e)
Pular
num pé só
|
||
f)
Soltar
agachado
|
||
g)
Pular
corda
|
Coordenação global estática:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Fica
em pé imóvel de olhos abertos sem titubear
|
||
b)
Fica
em pé imóvel de olhos fechados sem titubear
|
||
c)
Fica
em pé num pé só, de olhos abertos sem titubear.
|
||
d)
Fica
em pé num pé só, de olhos fechados sem titubear.
|
||
e)
Fica
em pé no outro pé sem de olhos abertos sem titubear
|
||
f)
Fica
em pé no outro pé sem de olhos fechados sem titubear
|
||
g)
Fica
em pé imóvel de braços abertos e olhos
abertos sem titubear
|
||
h)
Fica
em pé imóvel de braços abertos e olhos
fechados sem titubear
|
Observações:
Coordenação motora fina:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Vou
jogar a bola para você, pegue com as duas mãos
|
||
b)
Jogue
a bola para mim com ambas mãos
|
||
c)
Agora
pegue a bola com uma das mãos
|
||
d)
Jogue
a bola para mim com uma das mãos
|
||
e)
Pegue
a bola com a outra mão
|
||
f)
Jogue
a bola para mim com a outra mão
|
||
g)
Atividades
de recorte com tesoura (linha reta)
|
||
h)
Atividades
de recorte com tesoura (linha curva)
|
||
i)
Atividades
de recorte com tesoura (linha angulosa)
|
||
10.Pintura (observar
se respeita limites) se colore todo o espaço)
|
||
12. Desenho livre
(observar se os desenhos são ricos em detalhes)
|
Observações:
Equilíbrio, tônus muscular e postura:
Observar a
criança em atividades motoras, verificando se sua postura, equilíbrio e tônus
muscular são adequados para as diversas atividades.
Observações:
# Cognição
Conceitos:
a) Espacial:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
ACIMA
|
||
DEBAIXO
|
||
AO LADO
|
||
FRENTE
|
||
ATRÁS
|
||
LONGE
|
||
PERTO
|
||
DENTRO
|
||
ENTRE (MEIO)
|
B) Temporal:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
TARDE
|
||
AGORA
|
||
ANTES
|
||
DEPOIS
|
||
DIAS DA
SEMANA
|
||
NOITExDIA
|
||
NOITExDIA
|
||
MESES DO ANO
|
||
ESTAÇÕES DO
ANO
|
||
DIA/MÊS/ANO
|
c)
Quantidade e tamanho
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
MAIOR
|
||
a)
MENOR
|
||
b)
CURTO
|
||
c)
COMPRIDO
|
||
d)
MAIS
|
||
e)
MENOS
|
||
f)
GROSSO
|
||
g)
FINO
|
||
h)
ALTO
|
||
i)
BAIXO
|
||
j)
GRANDE
|
||
k)
PEQUENO
|
D) Formas
geométricas:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Círculo
identifica
|
||
b)
Círculo
nomeia
|
||
c)
Quadrado
identifica
|
||
d)
Quadrado
nomeia
|
||
e)
Triângulo
identifica
|
||
f)
Triângulo
nomeia
|
||
g)
Retângulo
identifica
|
||
h)
Retângulo
nomeia
|
E)
Cores:
Primárias:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
Vermelha identifica
|
||
Vermelha nomeia
|
||
Azul identifica
|
||
Azul nomeia
|
||
Amarela identifica
|
||
Amarela nomeia
|
Secundárias:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Verde
identifica
|
||
b)
Verde
nomeia
|
||
c)
Roxa
identifica
|
||
d)
Roxa
nomeia
|
||
e)
Marrom
identifica
|
||
f)
Marrom
nomeia
|
||
g)
Rosa
identifica
|
||
h)
Rosa
nomeia
|
||
i)
Alaranjada
identifica
|
||
j)
Alaranjada
nomeia
|
||
k)
Preta
identifica
|
||
l)
Preta
nomeia
|
||
m)
Branca
identifica
|
||
n)
branca
nomeia
|
Tonalidades:
Domina ( ) Não domina ( )
Atenção concentração: ( observar a criança no processo
avaliativo)
Memória auditiva imediata:
Solicitar que repita as
seqüências de números que se seguem. Parar após dois erros consecutivos na
mesma série(falar um número por segundo):
Instrução:
“Eu vou dizer alguns números e quero que
você os repita na mesma ordem que eu disser.”
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
6 – 4
|
||
b)
9 – 5
|
||
c)
9 - 6 – 4
|
||
d)
1- 4- 7
|
||
e)
8 - 3 – 2 – 5
|
||
f)
5 - 2 - 6 – 9
|
||
g)
6 – 3 – 5 – 9 – 7
|
||
h)
4 – 2 - 6 – 5 - 1
|
||
i)
3 – 8 – 5 – 2 – 1 – 4
|
||
j)
7 - 9 – 6 – 4 – 8 – 3
|
||
k)
5 – 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8
|
||
l)
9 – 8 – 5 – 2 – 1 – 6 – 3
|
||
n) 1 – 6 – 4 – 5 –
9 – 7 – 6 – 3
|
||
0) 2 – 9 – 7 – 6 –
3 – 1 – 5 – 4
|
||
p) 5 – 3 – 8 – 7 –
1 – 2 – 4 – 6 - 9
|
||
q) 4 – 2 – 6 – 9 –
1 – 7 – 8 – 3 – 5
|
Obs.: NA
SEQUÊNCIA QUE O ALUNO TIVER DOIS ACERTOS CONSECUTIVOS, INDICA TAMBÉM O NÚMERO
DE INFORMAÇÕES QUE ELE É CAPAZ DE CAPTAR FRENTE A UM CONTEÚDO DADO. EX.: SE FOI
UMA SEQÜÊNCIA DE 4 DÍGITOS, O Nº MÁXIMO DE INFORMAÇÕES AO DAR UM CONTEÚDO SERÁ
4.
Conceito de
reversibilidade:
Questionar o aluno se ele sabe o
que ordem inversa. Caso não saiba, explicar através de objetos. Você fala a
seqüência direta: “Lápis caneta, você terá que repetir de trás para frente:
caneta- lápis”.
Instrução: Agora eu vou dizer uns números e, quando eu
acabar, você vai repeti-los de trás para frente.”
“Por
exemplo, se eu disser, 1 – 2, o que é que você deve dizer? Aguarde a
resposta do aluno. Se ele responder corretamente, diga “Muito bem”, e
continue com as seqüências. Suspender após o aluno errar duas seqüências na
mesma série.
Sequências
|
SIM
|
NÃO
|
1. 6 – 4
|
||
2. 9 – 8
|
||
3. 3 – 8 – 6
|
||
4. 6 – 1 – 2
|
||
5. 3 – 4 - 1 – 7
|
||
6. 6 – 1 – 5 – 8 -
|
||
7. 8 – 4 – 2 – 3 – 9
|
||
8. 5 – 2 – 1 – 8 – 6
|
||
9. 3 – 8 – 9 – 1 – 7 – 4
|
||
10. 7 – 9 – 6 – 4 – 8 – 3
|
||
11. 5 – 1 – 7 – 4 – 2 – 3 – 8
|
||
12. 9 – 8 – 5 – 2 – 1 – 6 – 3
|
||
13. 1 – 6 – 4 – 5 – 9 – 7 – 6 – 3
|
||
14. 2 – 9 – 7 – 6 – 3 – 1 – 5 – 4
|
||
15. 5 – 3 – 8 – 7 – 1 – 2 – 4 – 6 – 9
|
||
16. 4 – 2 – 6 – 9 – 1 – 7 – 8 – 3 –
5
|
Análise e síntese auditiva:
Verificar se o aluno é capaz de
encontrar 3 palavras que rimem com:
Atividades
|
SIM
|
NÃO
|
a)
Alemão
|
||
b)
Carro
|
||
c)
Abrigo
|
||
d)
Amor
|
Análise e síntese visual:
a) Uma os símbolos das linhas com os das
colunas:
0
|
›
|
˜
|
?
|
|
∩
|
∩0
|
|||
≠
|
||||
∑
|
||||
↑
|