TRADUTOR

quarta-feira, 13 de março de 2013

Ciências

CIÊNCIAS 
JUSTIFICATIVA

          Entende-se ciência como processo de construção humana e a disciplina de Ciências constitui um conjunto  de conhecimentos necessários para compreender os fatos  e explicar os fenômenos que se observam no meio,  na natureza, em seu corpo e suas interferências no mundo. Valorizando a dúvida, a contradição, a diversidade, dando prioridade à sua função social.   

OBJETIVO GERAL
          Despertar a curiosidade das crianças,  incentivá-las a levantar hipóteses e a construir conhecimentos sobre os fenômenos naturais, físicos, químicos, sobre os seres vivos e a relação entre o ser humano, a natureza e as tecnologias.


AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e disciplina a ser trabalhada, seguindo os instrumentos e critérios que estão definidos no Projeto Político Pedagógico da escola.
              A avaliação é formativa quando considerada como um instrumento de aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos. O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação é contínua quando esta faz parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação processual. 
Avaliação é diagnóstica quando através da observação, ela aponta dificuldades, possibilitando que a intervenção aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a legenda estabelecida.  
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido pelo aluno.            Além da ficha individual, o professor poderá se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um parecer conclusivo no final do ano letivo.
 Defendendo a idéia de que a avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas.










OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
CORPO HUMANO E SAÚDE
·         Reconhecer as partes do corpo e suas funções diversas.

- Partes do corpo

·         Reconhecer a necessidade dos hábitos de higiene do corpo, alimentos, ambiente, vestuário;

- Higiene

Incentivar hábitos saudáveis (alimentação, higiene, lazer, atividades de qualidade de vida, prevenção contra doenças e possíveis acidentes no ambiente doméstico
- Qualidade de vida


·         Identificar os órgãos do sentido (percepções e sensações).

- Órgãos do sentido
RECURSOS NATURAIS
Compreender a relação de interdependência entre (água, ar, solo, sol e seres vivos).
  • Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida.
  • Conscientizar os educandos quanto aos cuidados necessários com a água (proteção de fontes, preservação, etc.).



- Água

  • Compreender a importância do solo como espaço de vida e sustentação (utilidades do solo).
  • Ter noção de diferentes tipos de solo.


- Solo

  • Perceber a importância do ar para os seres vivos.
  • Reconhecer a existência do ar.


- Ar

  • Perceber que a produção de resíduos (lixo) é um problema de todas as pessoas e que todos devem estar conscientes em suas atitudes.
  • Incentivar o reaproveitamento de materiais de sucata como forma de diminuir a quantidade de lixo.
  • Sensibilizar os alunos sobre o consumo exagerado.



- Lixo

     Reconhecer o sol como fonte de energia e calor e a importância do mesmo para os seres vivos.
- Sol
SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE
  • Perceber os acontecimentos cíclicos na vida do homem e da natureza     (dia/noite, fases da lua, estações do ano, etc)
  • Identificar os elementos do ciclo da vida (nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução e morte) em alguns seres vivos como: plantas, animais e no ser humano.
  • Perceber seu crescimento / desenvolvimento através do registro fotográfico.
  • Perceber os cuidados necessários para preservação da vida e do meio ambiente.
-Acontecimentos cíclicos da natureza
  • Reconhecer as diferentes espécies de animais e seu habitat.
  • Observar as características dos animais e vegetais que pertencem ao seu espaço cotidiano e ser capaz de classificá-los conforme suas espécies e/ou características.


- Animais e seu habitat


            Conhecer as principais partes da planta e suas funções.
  • Desenvolver nos educandos atitudes de cuidado e preservação das plantas.
      Identificar diferentes plantas e suas utilidades.


- Plantas

SERES VIVOS E TECNOLOGIA
Identificar no cotidiano instrumentos de tecnologia, suas utilidades bem como os cuidados que se deve ter (prevenção contra acidentes).
- Instrumentos de tecnologia de uso cotidiano.


DIVISÃO DOS CONTEÚDOS POR BIMESTRE

1º BIMESTRE
2º BIMESTRE
3º BIMESTRE
4ª BIMESTRE
CORPO HUMANO E SAÚDE
MATÉRIA E ENERGIA
SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE
SERES VIVOS E TECNOLOGIA
• O corpo humano
Os órgãos dos sentidos
• Higiene
Qualidade de vida
Horta escolar (água, sol, ar e solo)
• Animais e seu habitat).
• Ar
• Sol.
• Água

•Acontecimentos - ciclos da natureza
Ciclo da vida
•Plantas

Instrumento de tecnologia de seu uso cotidiano.
Lixo


De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a Historia e Cultura Afro-Brasileira.
Em Ciências poderá ser trabalhado:

- Análise e reflexão sobre a saúde do povo africano, considerado os aspectos políticos, econômicos, ambientais, culturais e sociais intrínsecas à referida situação;

REFERÊNCIAS:
Ensino Fundamental de nove anos: Orientações Pedagógicas para os anos iniciais – Curitiba – Pr
 Secretaria do Estado da Educação
Livro Didático: Redescobrir Ciências
Coleção: Ciências para Você