CIÊNCIAS
JUSTIFICATIVA
Entende-se
ciência como processo de construção humana e a disciplina de Ciências constitui
um conjunto de conhecimentos necessários
para compreender os fatos e explicar os fenômenos
que se observam no meio, na natureza, em
seu corpo e suas interferências no mundo. Valorizando a dúvida, a contradição,
a diversidade, dando prioridade à sua função social.
OBJETIVO GERAL
Despertar a curiosidade das crianças,
incentivá-las a levantar hipóteses e a
construir conhecimentos sobre os fenômenos naturais, físicos, químicos, sobre
os seres vivos e a relação entre o ser humano, a natureza e as tecnologias.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o
professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e
disciplina a ser trabalhada, seguindo os instrumentos e critérios que estão
definidos no Projeto Político Pedagógico da escola.
A avaliação é formativa quando considerada como
um instrumento de aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição
de conhecimentos. O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das
atividades propostas.
Avaliação é contínua quando esta faz parte do processo diário, ou seja,
não se resume em uma única semana de prova no final do bimestre. A avaliação
contínua é também chamada de avaliação processual.
Avaliação é diagnóstica quando através da observação, ela aponta
dificuldades, possibilitando que a intervenção aconteça a todo tempo facilitando
o professor na reorganização de sua pratica a fim de recuperar de forma
concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode fazer um levantamento de suas
próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de ser cumulativa e passa a ser
conceitual; para isso o professor conta com uma ficha individual onde efetuará
registros ao final de cada bimestre, conforme a legenda estabelecida.
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá ser apontado diante de cada conteúdo
trabalhado conforme o resultado obtido pelo aluno. Além da ficha individual, o
professor poderá se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de
cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas individuais com os resultados obtido
nas avaliações resultarão em e um parecer conclusivo no final do ano letivo.
Defendendo a idéia de que a
avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos,
ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de
estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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CORPO HUMANO E SAÚDE
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·
Reconhecer as partes do corpo e suas funções
diversas.
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- Partes do
corpo
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·
Reconhecer a necessidade dos hábitos de
higiene do corpo, alimentos, ambiente, vestuário;
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- Higiene
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Incentivar
hábitos saudáveis (alimentação, higiene, lazer, atividades de qualidade de
vida, prevenção contra doenças e possíveis acidentes no ambiente doméstico
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- Qualidade de
vida
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·
Identificar os órgãos do sentido (percepções e
sensações).
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- Órgãos do
sentido
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RECURSOS NATURAIS
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Compreender a
relação de interdependência entre (água, ar, solo, sol e seres vivos).
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- Água
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- Solo
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- Ar
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- Lixo
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Reconhecer o sol como fonte de energia e
calor e a importância do mesmo para os seres vivos.
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- Sol
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SERES VIVOS E O
MEIO AMBIENTE
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-Acontecimentos
cíclicos da natureza
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- Animais e seu habitat
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Conhecer as principais partes da
planta e suas funções.
Identificar diferentes plantas e suas
utilidades.
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- Plantas
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SERES VIVOS E
TECNOLOGIA
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Identificar no
cotidiano instrumentos de tecnologia, suas utilidades bem como os cuidados
que se deve ter (prevenção contra acidentes).
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- Instrumentos
de tecnologia de uso cotidiano.
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DIVISÃO DOS CONTEÚDOS POR BIMESTRE
1º BIMESTRE
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2º BIMESTRE
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3º BIMESTRE
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4ª BIMESTRE
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CORPO HUMANO E SAÚDE
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MATÉRIA E ENERGIA
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SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE
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SERES VIVOS E TECNOLOGIA
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• O corpo humano
• Os órgãos dos sentidos
• Higiene
• Qualidade de vida
Horta escolar (água, sol, ar e
solo)
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• Animais e seu habitat).
• Ar
• Sol.
• Água
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•Acontecimentos - ciclos da natureza
•Ciclo da vida
•Plantas
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• Instrumento de tecnologia de seu uso cotidiano.
Lixo
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De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a
Historia e Cultura Afro-Brasileira.
Em Ciências poderá ser trabalhado:
- Análise e reflexão sobre a
saúde do povo africano, considerado os aspectos políticos, econômicos,
ambientais, culturais e sociais intrínsecas à referida situação;
REFERÊNCIAS:
Ensino Fundamental de nove anos: Orientações Pedagógicas
para os anos iniciais – Curitiba – Pr
Secretaria do Estado
da Educação
Livro Didático: Redescobrir Ciências
Coleção: Ciências para Você