JUSTIFICATIVA
O Ensino Religioso possibilita ao
educando o conhecimento e a compreensão do fenômeno religioso como fato
cultural e social, oportuniza ao educando uma visão global de mundo e de
pessoas. Dá ao educando a oportunidade de vivenciar a própria cultura e a ter
respeito às outras diversas religiões e formas de expressão cultural.
OBJETIVO GERAL
O Ensino Religioso tem como principal
objetivo favorecer aos educandos a percepção de que, mesmo nas diferenças,
é possível uma convivência de qualidade. Para tanto, importa ressaltar os
pontos comuns das tradições religiosas, místicas e filosóficas, mostrando ao
educando que apesar das diferenças, em sua maioria, elas buscam organizar e
estabelecer regras para a vida em sociedade, fundamentadas em valores comuns.
OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
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Identificar as diferenças pessoais, culturais e religiosas
desenvolvendo o respeito pelo outro.
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ALTERIDADE:
·
Eu me respeito.
·
Eu respeito as pessoas nas
suas diferenças pessoais, culturais e religiosos.
·
Eu respeito a natureza
porque ela é sagrada.
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Identifica as diferenças pessoais, culturais e religiosas vivenciando
o respeito às pessoas e demais seres da natureza.
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Reconhecer a diversidade de expressões religiosas no cotidiano
vivenciando a solidariedade.
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TRADIÇÕES RELIGIOSAS:
·
Convivo com pessoas de
diferentes religiões.
·
Eu ajudo e sou ajudado.
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Reconhece a diversidade religiosa e vivencia gestos de solidariedade
para com os outros.
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Identificar o uso de símbolos nas celebrações e práticas
religiosas, valorizando o jeito de ser
e de acreditar do outro.
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SÍMBOLOS RELIGIOSOS:
·
As pessoas
celebram a vida de modos diferentes.
·
Os diferentes
símbolos e gestos religiosos.
·
Os símbolos
sagrados tirados da natureza.
·
Festas religiosas
da comunidade.
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Identifica símbolos religiosos
relacionando-os aos gestos celebrativos da vida.
COMO TRABALHAR
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Identificar espaços sagrados relacionando algumas atividades
religiosas que neles são realizadas.
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ESPAÇOS SAGRADOS:
·
Os lugares de práticas
religiosas.
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Identifica espaços sagrados e suas funções.
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De acordo com a Lei nº 10639/03, devera
ser trabalhado temas voltados a Historia e Cultura Afro-Brasileira
- pesquisa
sobre as religiões africanas presentes no Brasil
-
pesquisar a influencia das celebrações religiosas das tradições afras na
cultura do Brasil.
METODOLOGIA
A metodologia do Ensino Religioso deve
possibilitar uma relação dialética, um “fazer pedagógico” dinâmico,
permitindo a interação e o diálogo no processo de construção e socialização do
conhecimento, de maneira que professor e aluno juntos possam (re)significar o
conhecimento. Não se trata de oferecer uma receita pronta e definitiva, mas uma
sugestão a partir da qual o professor possa desenvolver os conteúdos desta
disciplina, usando de sua criatividade.
Para tanto, sugerem-se três momentos metodológicos: o primeiro sendo uma
atividade de sensibilização, que permita
integrar os diferentes aspectos do educando: biofísico, afetivo, cognitivo, cultural,
social, religioso, ético e estético. Estas atividades de integração
(holopráxis) são orientadas com a intencionalidade de propiciar ao aluno uma
abertura ao outro, bem como a humanização e estabelecimento de relações que
favoreçam o aprendizado por meio do diálogo.
No momento seguinte sugere-se como passo
metodológico a realização da observação-reflexão-informação. Segundo o FONAPER
(Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, 2000, p. 34 e 35) esses
momentos se interligam, numa dinâmica, num movimento constante, portanto, não
são estanques e nem isolados. Desse modo, busca-se decodificar e analisar os
elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, enfocando os conteúdos em
uma rede de relações e de forma progressiva, propiciando ao aluno a ampliação
de sua visão de mundo, o exercício do diálogo inter-religioso e a valorização
das diferentes expressões religiosas e místicas a partir do seu contexto
sociocultural.
O terceiro e último momento constitui-se
em uma síntese final, na qual o resultado de todo processo se estabelece por
meio de comportamentos éticos e articulação entre conteúdos.
A construção e socialização do
conhecimento religioso é subsidiado por meio dos esclarecimentos do professor,
do compartilhar de experiências entre os alunos, da pesquisa em diversas
fontes, leitura e interpretação de textos, análise de fotos, ilustrações e
objetos simbólicos, confecção de cartazes, maquetes, álbuns, acesso a filmes,
entre outros. Dessa forma, por meio do método fenomenológico, o Ensino Religioso
permite a releitura do fenômeno religioso, favorecendo ao aluno uma análise e
compreensão das manifestações do sagrado a partir de sua realidade
sociocultural.
Moacir Gadotti (2003), afirma que o “...
fenômeno é o que se mostra, o que se
manifesta. A fenomenologia preocupa-se com o que aparece e o que está escondido
nas aparências, uma vez que aquilo que aparece, nem sempre é. Contudo, a
aparência também faz parte do ser. O método fenomenológico procura descrever e
interpretar os fenômenos, os processos e as coisas pelo que elas são, sem
preconceitos. Mais do que um método, é uma atitude (GADOTTI, 2003, p. 160).
AVALIAÇÃO
A avaliação faz parte do processo
metodológico, portanto, um elemento integrador no qual interagem educando e
professor. Seus critérios estão vinculados à organização curricular, entre
outras funções no processo ensino e aprendizagem, permite ao professor conhecer
o progresso do educando e reelaborar a sua prática pedagógica quando
necessário.
O seu registro poderá ser efetivado por meio
de observações e outras atividades nas quais o professor(a) verifica o progresso
de seu educando na aprendizagem. Esse mapeamento de resultados informa se o
educando atingiu os objetivos e onde deve investir mais esforços para superar
as dificuldades na aprendizagem.