TRADUTOR

quarta-feira, 13 de março de 2013

Ensino religioso

JUSTIFICATIVA


            O Ensino Religioso possibilita ao educando o conhecimento e a compreensão do fenômeno religioso como fato cultural e social, oportuniza ao educando uma visão global de mundo e de pessoas. Dá ao educando a oportunidade de vivenciar a própria cultura e a ter respeito às outras diversas religiões e formas de expressão cultural.


OBJETIVO GERAL


     O Ensino Religioso tem como principal objetivo favorecer aos educandos a percepção de que, mesmo nas diferenças, é possível uma convivência de qualidade. Para tanto, importa ressaltar os pontos comuns das tradições religiosas, místicas e filosóficas, mostrando ao educando que apesar das diferenças, em sua maioria, elas buscam organizar e estabelecer regras para a vida em sociedade, fundamentadas em valores comuns.
    
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Identificar as diferenças pessoais, culturais e religiosas desenvolvendo o respeito pelo outro.
ALTERIDADE:
·         Eu me respeito.
·         Eu respeito as pessoas nas suas diferenças pessoais, culturais e religiosos.
·         Eu respeito a natureza porque ela é sagrada.

Identifica as diferenças pessoais, culturais e religiosas vivenciando o respeito às pessoas e demais seres da natureza.  

Reconhecer a diversidade de expressões religiosas no cotidiano vivenciando a solidariedade.
TRADIÇÕES RELIGIOSAS:
·         Convivo com pessoas de diferentes religiões.
·         Eu ajudo e sou ajudado.

Reconhece a diversidade religiosa e vivencia gestos de solidariedade para com os outros.

Identificar o uso de símbolos nas celebrações e práticas religiosas,  valorizando o jeito de ser e de acreditar do outro.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS:
·         As pessoas celebram a vida de modos diferentes.
·         Os diferentes símbolos e gestos religiosos.
·         Os símbolos sagrados tirados da natureza. 
·         Festas religiosas da comunidade.     
Identifica símbolos religiosos  relacionando-os aos gestos celebrativos da vida.
COMO TRABALHAR
Identificar espaços sagrados relacionando algumas atividades religiosas que neles são realizadas.
ESPAÇOS SAGRADOS:
·         Os lugares de práticas religiosas. 
Identifica espaços sagrados e suas funções.

De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a Historia e Cultura Afro-Brasileira

- pesquisa sobre as religiões africanas presentes no Brasil
- pesquisar a influencia das celebrações religiosas das tradições afras na cultura do Brasil.


METODOLOGIA

A metodologia do Ensino Religioso deve possibilitar uma relação dialética, um “fazer pedagógico” dinâmico, permitindo a interação e o diálogo no processo de construção e socialização do conhecimento, de maneira que professor e aluno juntos possam (re)significar o conhecimento. Não se trata de oferecer uma receita pronta e definitiva, mas uma sugestão a partir da qual o professor possa desenvolver os conteúdos desta disciplina, usando de sua criatividade.
Para tanto, sugerem-se três  momentos metodológicos: o primeiro sendo uma atividade  de sensibilização, que permita integrar os diferentes aspectos do educando: biofísico, afetivo, cognitivo, cultural, social, religioso, ético e estético. Estas atividades de integração (holopráxis) são orientadas com a intencionalidade de propiciar ao aluno uma abertura ao outro, bem como a humanização e estabelecimento de relações que favoreçam o aprendizado por meio do diálogo.
No momento seguinte sugere-se como passo metodológico a realização da observação-reflexão-informação. Segundo o FONAPER (Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso, 2000, p. 34 e 35) esses momentos se interligam, numa dinâmica, num movimento constante, portanto, não são estanques e nem isolados. Desse modo, busca-se decodificar e analisar os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, enfocando os conteúdos em uma rede de relações e de forma progressiva, propiciando ao aluno a ampliação de sua visão de mundo, o exercício do diálogo inter-religioso e a valorização das diferentes expressões religiosas e místicas a partir do seu contexto sociocultural.
O terceiro e último momento constitui-se em uma síntese final, na qual o resultado de todo processo se estabelece por meio de comportamentos éticos e articulação entre conteúdos. 
A construção e socialização do conhecimento religioso é subsidiado por meio dos esclarecimentos do professor, do compartilhar de experiências entre os alunos, da pesquisa em diversas fontes, leitura e interpretação de textos, análise de fotos, ilustrações e objetos simbólicos, confecção de cartazes, maquetes, álbuns, acesso a filmes, entre outros. Dessa forma, por meio do método fenomenológico, o Ensino Religioso permite a releitura do fenômeno religioso, favorecendo ao aluno uma análise e compreensão das manifestações do sagrado a partir de sua realidade sociocultural.
Moacir Gadotti (2003), afirma que o “... fenômeno é o que se mostra, o que se manifesta. A fenomenologia preocupa-se com o que aparece e o que está escondido nas aparências, uma vez que aquilo que aparece, nem sempre é. Contudo, a aparência também faz parte do ser. O método fenomenológico procura descrever e interpretar os fenômenos, os processos e as coisas pelo que elas são, sem preconceitos. Mais do que um método, é uma atitude (GADOTTI, 2003, p. 160).

AVALIAÇÃO

A avaliação faz parte do processo metodológico, portanto, um elemento integrador no qual interagem educando e professor. Seus critérios estão vinculados à organização curricular, entre outras funções no processo ensino e aprendizagem, permite ao professor conhecer o progresso do educando e reelaborar a sua prática pedagógica quando necessário.
 O seu registro poderá ser efetivado por meio de observações e outras  atividades  nas quais o professor(a) verifica o progresso de seu educando na aprendizagem. Esse mapeamento de resultados informa se o educando atingiu os objetivos e onde deve investir mais esforços para superar as dificuldades na aprendizagem.