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quarta-feira, 13 de março de 2013

matemática


JUSTIFICATIVA
A matemática está inserida em nossa história e nas ações do nosso cotidiano. Assim construir com o aluno conceitos matemáticos e desenvolver nele o raciocínio lógico matemático significa possibilitar a ele situar-se no tempo e no espaço estimulando-o a desenvolver  condições que permitam resolver problemas, lidar com informações numéricas para tomar decisões, fazer inferências, opinar sobre temas diversos, desenvolvendo capacidades de comunicação e de trabalho coletivo, sempre de forma critica e   independente.

OBJETIVO GERAL

. Desenvolver habilidades, como calcular e resolver problemas e fixar conceitos. Criar estratégias que possibilite ao aluno, atribuir e construir sentido e significado às idéias matemáticas tornando-os capazes de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.
Construir valores e atitudes de natureza diversas por intermédio do conhecimento matemático, visando a formação integral do ser humano, como cidadão agente na sociedade.


METODOLOGIA
           No 1º ano de alfabetização e letramento matemático, este trabalho deve partir de atividades lúdicas, tais como: a abordagem à literatura infantil, as brincadeiras, aos jogos didáticos envolvendo conteúdos matemáticos e à manipulação de materiais didáticos que também são uma perspectiva de ensino-aprendizagem que envolve a idéia do aprender brincando, do despertar de interesses e, ainda, contribui para o desenvolvimento do cognitivo, afetivo e social dos alunos de um modo significativo, realizado em práticas contextualizadas, que serão trabalhadas vinculadas com conhecimentos cotidianos do seu meio escolar e social tendo a resolução de problemas como o fio condutor da organização do ensino da Matemática. Os problemas matemáticos devem aguçar o interesse dos alunos devendo ser elaborados da combinação entre o conhecimento prévio do aluno e a novos conhecimentos a serem desenvolvidos. Desenvolver no aluno a análise crítica do raciocínio matemático para a tomada de decisão a respeito dos instrumentos e ou estratégias a serem usadas a fim de encontrar a solução.
           Serão valorizados e respeitados pelo professor os conhecimentos elaborados pelo próprio aluno e pode ser efetivados mediante diferentes registros, desenhos, relatos, textos e cálculos, como meios viáveis de garantir um canal de comunicação dos alunos a respeito de suas estruturações cognitivas e, ao mesmo tempo, de possibilitar que se avalie a evolução conceitual por diferentes enfoques.
           Os conteúdos poderão também ser trabalhados através de projetos, facilitando a contextualização e aplicação do aprendizado. 
           Dentro das diferentes metodologias o professor poderá contar também com um grande recurso que são os livros didáticos, os quais são escolhidos para facilitar o trabalho do professor e possibilitar no aluno o crescimento de sua autonomia na aprendizagem.

AVALIAÇÃO
Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35; a avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e disciplina a ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto Político Pedagógico da escola.
              A avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos. O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação processual. 
Avaliação será diagnóstica quando através da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a legenda estabelecida. 
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido pelo aluno.          
 Além da ficha individual, o professor poderá se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um parecer  final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que a avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
Obs. Trabalhar os conteúdos inseridos em situações problemas utilizando materiais concretos
Desenvolver no aluno a habilidade do calculo mental
                                                                                   NÚMEROS E OPERAÇÕES
  • Compreender a função dos numerais;
  • Reconhecer os diferentes usos dos numerais na vida cotidiana;
- Conceito de NÚMERO (conhecimento lógico-matemático)

  • Reconhecer os numerais no mínimo até 10
  • Compreender o sistema decimal;
  • Reconhecer o valor dos numerais
  • Agrupar e fazer contagem de elementos de diferentes formas: uso dos dedos, marcas, com objetos (palitos,pedrinhas, tampinhas, etc.);
  • Relacionar objetos que se equivalem termo a termo (correspondência biunívoca);
  • Completar pequenas coleções para que fiquem com a mesma quantidade de elementos;
  • Ordenar coleções com pequeno número de elementos;
  • Reconhecer a seqüência dos numerais
       - Associar número/numeral (quantidade x numeral)

-Numero e numeral ( quantidade x numeral)

  • Comparar quantidades;
- Comparações >/<  =/#;

  • Conhecer os numerais dentro de uma seqüência numérica
- Ordem crescente e decrescente

  • Identificar o sucessor e ou antecessor de um determinado numero
- Sucessor e antecessor;

  • Reconhecer as operações de adição e subtração com seus nomes específicos
  • Estimular o cálculo mental
  • .  Realizar ações concretas que “visualizem” suas ações matemáticas e seus resultados (manuseio de materiais concretos, dramatizações, jogos, brincadeiras com os próprios educandos, etc.).
  • Representar com desenhos as estratégias utilizadas para a resolução de uma situação proposta.
Operações de Adição e subtração em situações contextualizadas

MEDIDAS
  • Identificar atributos, através de experiências proporcionando aos educando o manuseio com diferentes materiais.
Ações perceptivas e os atributos dos materiais:

  • Atribuir característica aos diversos tipos de som
- Auditivas
  • Medir o sabor ou odor de alimentos ou de outros produtos
Olfativas e gustativas  (mais e menos)
  • Definir  forma, tamanho, espessura, textura, peso consistência e temperatura
Táteis
  • Definir forma, cor, tamanho, espessura; ter  noção de tamanho;(     manusear os blocos lógicos)
-Visuais
  • Observar distâncias, altura, largura, comprimento espessura, de diferentes objetos, usando medidas   arbitrárias
  • Introduzir o METRO como unidade  padrão
Medidas de comprimento


  • Perceber a relatividade de atributos aos materiais (maior que, menor que, mais leve que, mais pesado que, etc. e construir noções de peso)
 Comparar em situações propostas e espontâneas diferentes pesos e volumes;
  • Introduzir o GRAMA  como unidade padrão;
Medidas de massa
  • Explorar através de medidas arbitrárias (copinhos, garrafas, etc) cheio, vazio, etc.
  •  Comparar em situações propostas e espontâneas vasilhas com  diferentes capacidade
  • Introduzir o litro como unidade padrão;

Medidas de capacidade
  • Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas.
  • Construir noções de dias, semana, mês, ano, hora,meia hora, minuto, etc.
  • Perceber que as atividades desenvolvidas por si e pelos colegas, ocorrem num determinado tempo e que apresentam uma duração.
  • Perceber diferentes registros de tempo utilizados em sala de aula (calendário, relógio, etc.).
  • Noções de ritmo duração e sucessão: rápido, lento, marcação de acertos, intervalos de tempo ( palmas, batidas de pé, etc.).
  • Identificar a própria idade e a dos colegas.
  • Vivenciar a partir de situações reais os conceitos de: antes/depois,cedo/tarde,ontem/hoje/amanhã, novo/velho, etc.
  • Conhecer os vários instrumentos utilizados para medir o tempo
  •  Seqüência temporal (início/meio/fim)
  • Reconhecer os instrumentos utilizados para marcação do tempo.
Noção de tempo:


GEOMETRIA
  • Reconhecer sólidos geométricos (blocos lógicos)
- Sólidos geométricos
  • Diferenciar algumas figuras planas pela forma.(triangulo, retângulo, circulo e quadrado)
  • Identificar no ambiente escolar e na natureza as formas geométricas
  • Ordenar e agrupar diversos tipos de figuras.

- Figuras geométricas  planas
  • Identificar a presença da simetria em figuras e no próprio corpo
- Simetria
                                                                  TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
  • Reconhecer cédulas e moedas utilizadas nas situações de compra e venda, através de experiência pessoal com o dinheiro e a observação.
  • Perceber a troca entre dinheiro e mercadoria (simulação de compra e venda).
- Sistema monetário

  • Registrar situações concretas através de gráficos
- Gráficos e tabelas

DIVISÃO DOS CONTEÚDOS POR BIMESTRES

1º Bimestre
- Conceito de NÚMERO
-Numeral (função)
- Associação número/numeral
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- O calendário
- Noções  de tempo:

Ações perceptivas e os atributos dos materiais:
-Auditivas
-Olfativas e gustativas
-Táteis
-Visuais
2º Bimestre
- Associação número/numeral
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração.
- Agrupamentos: classes.
- Ordenações: séries
- Medidas de tempo (calendário)




3º Bimestre
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- Medidas de tempo (o uso do relógio)
- Sólidos geométricos
- Figuras planas
- Medidas de massa
- Medidas de comprimento
4º Bimestre
- Leitura e escrita de numerais
- Adição e subtração
- O calendário
- Sistema monetário;
- Medidas de capacidade;
- Simetria
De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a Historia e Cultura Afro-Brasileira
Em matemática poderá ser trabalhado:
- Análise de dados do IBGE sobre a composição da população brasileira e por cor, renda, escolaridade, no país e no, município.
- A participação do povo negro em sua comunidade.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS
Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais – Curitiba – PR. Secretaria  de Estado da Educação
Alfabetização Matemática, 1º ano / Jaqueline Garcia. 1. ed. – SP: Escala Educacional, 2008 (Coleção Conhecer e Crescer)