TRADUTOR

quarta-feira, 13 de março de 2013

História

JUSTIFICATIVA
     Identificar-se como membro e agente transformador da sociedade e como construtor da sua história e da história global é fundamental para que a pessoa possa refletir cada vez mais nas conseqüências de suas ações ara se tornar um cidadão atuante.

OBJETIVO GERAL
Contribuir para uma formação sobre grupos humanos, suas relações, suas histórias, formas de se organizar e resolver problemas.

METODOLOGIA
     O professor (a) desenvolverá suas aulas nesta disciplina de história partindo inicialmente da oralidade, dando a todos os educandos a oportunidade de contar suas histórias, as histórias vividas por sua família, e outras. Fazer o resgate histórico da vida de seus educandos, da sua família, da comunidade escolar, do lugar onde o educando vive, através de fotos, desenho, musica vídeos, construção de maquetes, linha do tempo, etc.
                      

AVALIAÇÃO

Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35; a avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e disciplina a ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto Político Pedagógico da escola.
              A avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos. O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação processual. 
Avaliação será diagnóstica quando através da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a legenda estabelecida. 
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido pelo aluno.          
 Além da ficha individual, o professor poderá se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um parecer  final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que a avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas



CONTEUDOS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
                                                                                          ALUNO, FAMÍLIA E COMUNIDADE:
 - História do aluno


 
-          Perceber o nome como forma de identificação.
-          Conhecer sua história (nome, sobrenome, origem).
  - A família e a comunidade


-          Identificar relações de parentesco mais próximo.
-          Compreender seu grupo familiar como seu ambiente de convivência (pessoas que formam este grupo, papéis desempenhados, suas atividades, seus costumes, etc.).
-          Perceber a existência de diferentes grupos de família.
-          Reconhecer a necessidade da  harmonia entre os membros da família e com as outras famílias.
       - Relações sociais


      -     Entender a necessidade de regras de convivência nos grupos de convívio.
       - O respeito ás diferenças (raça, cor, nível social e econômico)
-          Objetos de uso individual e coletivo
-          O que faz sozinho, e o que faz em grupos.
   - A escola

-          Participar da elaboração de regras coletivas, em sala de aula.
-          Reconhecer os papéis das pessoas que atuam na escola e perceber este ambiente como um espaço coletivo de convivência.

DIVISAO DOS CONTEUDOS POR BIMESTRE

1º BIMESTRE

2º BIMESTRE
3º BIMESTRE
4º BIMESTRE
- História do educando

     -Regras de convivência nos grupos de convívio, (grupo escolar)

  - A família e a comunidade

       - Relações sociais


   - A escola



 De acordo com a Lei 10639/03, e obrigatório o trabalho sobre Historia e Cultura Afro-  Brasileira.
Sugere-se para a disciplina de Historia, entre outros, o trabalho com os seguintes temas:
Estudo dos povos escravizados trazidos para o Brasil
- A resistência do povo negro e formação de quilombos
- Do significado da data 20 de novembro, repensando 13 de maio

Referências bibliográficas
-Ensino fundamental de nove anos - Orientações pedagógicas para os anos iniciais – Curitiba / PR
Secretaria do Estado de Educação.
Livro Didático Novo Viver e Aprender História do 1º ano/ Eliane Alabi, Lucci, Anselmo Lazaro Branco.

– Saraiva_ 3. ed. _ São Paulo: Saraiva, 2008.