JUSTIFICATIVA
Identificar-se como membro e agente transformador da sociedade e como
construtor da sua história e da história global é fundamental para que a pessoa
possa refletir cada vez mais nas conseqüências de suas ações ara se tornar um
cidadão atuante.
OBJETIVO
GERAL
Contribuir para uma formação sobre grupos humanos,
suas relações, suas histórias, formas de se organizar e resolver problemas.
METODOLOGIA
O
professor (a) desenvolverá suas aulas nesta disciplina de história partindo
inicialmente da oralidade, dando a todos os educandos a oportunidade de contar
suas histórias, as histórias vividas por sua família, e outras. Fazer o resgate
histórico da vida de seus educandos, da sua família, da comunidade escolar, do
lugar onde o educando vive, através de fotos, desenho, musica vídeos,
construção de maquetes, linha do tempo, etc.
AVALIAÇÃO
Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino
Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35; a avaliação será
formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o professor usar
instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e disciplina a
ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto Político
Pedagógico da escola.
A
avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de
aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos.
O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz parte
do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova no
final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação
processual.
Avaliação será diagnóstica quando através
da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção
aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a
fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode
fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de
ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma
ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a
legenda estabelecida.
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá
ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido
pelo aluno.
Além da ficha individual, o professor poderá
se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas
individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um
parecer final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que
a avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos,
ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de
estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas
CONTEUDOS
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OBJETIVOS
ESPECIFICOS
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ALUNO, FAMÍLIA E COMUNIDADE:
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-
História do aluno
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-
Perceber o
nome como forma de identificação.
-
Conhecer sua
história (nome, sobrenome, origem).
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-
A família e a comunidade
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-
Identificar
relações de parentesco mais próximo.
-
Compreender
seu grupo familiar como seu ambiente de convivência (pessoas que formam este
grupo, papéis desempenhados, suas atividades, seus costumes, etc.).
-
Perceber a
existência de diferentes grupos de família.
-
Reconhecer a
necessidade da harmonia entre os
membros da família e com as outras famílias.
|
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- Relações sociais
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- Entender a necessidade de regras de
convivência nos grupos de convívio.
- O respeito ás
diferenças (raça, cor, nível social e econômico)
-
Objetos de uso
individual e coletivo
-
O que faz
sozinho, e o que faz em grupos.
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||
- A escola
|
-
Participar da
elaboração de regras coletivas, em sala de aula.
-
Reconhecer os
papéis das pessoas que atuam na escola e perceber este ambiente como um
espaço coletivo de convivência.
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DIVISAO DOS
CONTEUDOS POR BIMESTRE
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1º BIMESTRE
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2º BIMESTRE
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3º BIMESTRE
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4º BIMESTRE
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- História do educando
-Regras de convivência nos
grupos de convívio, (grupo escolar)
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-
A família e a comunidade
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- Relações sociais
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- A escola
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De acordo com a Lei 10639/03, e
obrigatório o trabalho sobre Historia e Cultura Afro- Brasileira.
Sugere-se
para a disciplina de Historia, entre outros, o trabalho com os seguintes temas:
Estudo
dos povos escravizados trazidos para o Brasil
-
A resistência do povo negro e formação de quilombos
-
Do significado da data 20 de novembro, repensando 13 de maio
Referências
bibliográficas
-Ensino fundamental de nove anos - Orientações
pedagógicas para os anos iniciais – Curitiba / PR
Secretaria do Estado de Educação.
Livro Didático Novo Viver e Aprender História do 1º
ano/ Eliane Alabi, Lucci, Anselmo Lazaro Branco.
– Saraiva_ 3. ed. _ São Paulo: Saraiva, 2008.