TRADUTOR

quarta-feira, 13 de março de 2013

Geografia



        
                                                                             JUSTIFICATIVA

           O ensino de Geografia deve levar o educando, a saber, localizar-se no espaço, a sentir-se como elemento transformador deste, levando o educando a compreender o mundo em que vive observando os problemas ambientais, econômicos e culturais.
            Conhecer o espaço produzido pelo ser humano e a relação da sociedade com a natureza, fornecer aos educandos condições para sua formação para a cidadania.
OBJETIVO GERAL

            Desenvolver atitudes de observação de estudo e comparação das paisagens, do lugar onde convivem, as relações do ser humano vivendo em diferentes épocas e locais, reconhecendo a existência de símbolos necessários à organização social.





METODOLOGIA

            O encaminhamento metodológico desta disciplina não se reduz a determinadas formas, métodos ou materiais a serem adotados em sala de aula, pressupõe um constante repensar das ações que subsidiarão esse trabalho levando em conta o desenvolvimento integral da criança, não deixando de lado as brincadeiras e atividades lúdicas que é a base para a aprendizagem.
            O professor deverá utilizar todos os recursos disponíveis para alcançar seus objetivos propostos.
Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35; a avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e disciplina a ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto Político Pedagógico da escola.
              A avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos. O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação processual. 
Avaliação será diagnóstica quando através da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a legenda estabelecida. 
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido pelo aluno.          
 Além da ficha individual, o professor poderá se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um parecer  final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que a avaliação não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de superar dificuldades apresentadas.





CONTEUDOS
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Espaço escolar

       - Identificar a localização da escola tendo como base seu local de moradia.
      - Familiarizar-se no espaço escolar, reconhecendo os papéis das pessoas que atuam na escola e percebê-la como espaço coletivo de convivência.
- Nascente e poente
       - Ter noção de que o sol é um recurso ou meio de se localizar
- Sinais de trânsito
-          Reconhecer a existência de símbolos necessários à organização social. (placas, semáforos, faixas de seguranças)
- Sinais, símbolos, e códigos presentes nos espaços do cotidiano.
-          Identificar a existência de símbolos, sinais, signos e códigos presentes em seu cotidiano. (portas de banheiros, restaurantes, hospitais, outros)
- Meios de comunicação e transporte

-          Reconhecer os meios de comunicação e transportes do seu cotidiano.
- Tempo cronológico: ontem, hoje, amanhã.

-          Estabelecer em atividades relações de tempo, utilizando a quantificação do tempo: dias, semana, mês, ano (calendário).
- Ambientes naturais e artificiais onde vivem animais e plantas
-          Identificar os ambientes naturais e artificiais onde vivem animais e vegetais.

DIVISAO DOS CONTEUDOS POR BIMESTRE
1º BIMESTRE
2ºBIMESTRE
3º BIMESTRE
4º BIMESTRE
- Espaço escolar
- Localização da escola
- Nascente e poente
- Ambientes naturais e artificiais onde vivem animais e plantas
- Sinais, símbolos, e códigos presentes nos espaços do cotidiano.
- Meios de comunicação e transporte
- Tempo cronológico: ontem, hoje, amanhã.

-- Sinais de trânsito
Meios de comunicação e transporte
- Sinais, símbolos, e códigos presentes nos espaços do cotidiano.
 Ambientes naturais e artificiais onde vivem animais e plantas
- Sinais de trânsito


De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a Historia e Cultura Afro-Brasileira

Sendo a Geografia a ciência cujo objeto é o espaço geográfico e suas inter-relações, caberá ao professor, tratar os seguintes contextos:  População brasileira: miscigenação dos povos
- Distribuição espacial da população afro-descendente no Brasil;
- A contribuição do negro na construção da nação brasileira
- Questões relativas ao trabalho e renda
- Analise de dados do IBGE sobre a composição da população brasileira, por cor, renda e escolaridade no país e no município.