JUSTIFICATIVA
O ensino de
Geografia deve levar o educando, a saber, localizar-se no espaço, a sentir-se
como elemento transformador deste, levando o educando a compreender o mundo em
que vive observando os problemas ambientais, econômicos e culturais.
Conhecer
o espaço produzido pelo ser humano e a relação da sociedade com a natureza,
fornecer aos educandos condições para sua formação para a cidadania.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
atitudes de observação de estudo e comparação das paisagens, do lugar onde
convivem, as relações do ser humano vivendo em diferentes épocas e locais,
reconhecendo a existência de símbolos necessários à organização social.
METODOLOGIA
O encaminhamento metodológico desta
disciplina não se reduz a determinadas formas, métodos ou materiais a serem
adotados em sala de aula, pressupõe um constante repensar das ações que
subsidiarão esse trabalho levando em conta o desenvolvimento integral da
criança, não deixando de lado as brincadeiras e atividades lúdicas que é a base
para a aprendizagem.
O professor deverá utilizar todos os
recursos disponíveis para alcançar seus objetivos propostos.
Em acordo com a RESOLUÇÃO Nº -7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, que fixa as Novas
Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos, Artigos: 32; 33; 34 e 35; a
avaliação será formativa, contínua, diagnóstica e conceitual, devendo o
professor usar instrumentos variados selecionados de acordo com cada conteúdo e
disciplina a ser trabalhada, seguindo sempre o que está definido no Projeto
Político Pedagógico da escola.
A
avaliação será formativa quando considerada como um instrumento de
aprendizagem, pois através dela se torna possível a aquisição de conhecimentos.
O aluno reestrutura seus conhecimentos a partir das atividades propostas.
Avaliação será contínua quando esta faz
parte do processo diário, ou seja, não se resume em uma única semana de prova
no final do bimestre. A avaliação contínua é também chamada de avaliação processual.
Avaliação será diagnóstica quando através
da observação, ela apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção
aconteça a todo tempo facilitando o professor na reorganização de sua pratica a
fim de recuperar de forma concomitante. Nesta avaliação o aluno também pode
fazer um levantamento de suas próprias dificuldades, planejando seus
direcionamentos.
No período do ciclo, a avaliação deixa de
ser cumulativa e passa a ser conceitual; para isso o professor conta com uma
ficha individual onde efetuará registros ao final de cada bimestre, conforme a
legenda estabelecida.
Ao avaliar o aluno, o resultado deverá
ser apontado diante de cada conteúdo trabalhado conforme o resultado obtido
pelo aluno.
Além da ficha individual, o professor poderá
se valer do caderno de registros de avanços e dificuldades de cada aluno.
Ao finalizar o ano letivo as fichas
individuais com os resultados obtido nas avaliações resultarão em e um
parecer final do ano letivo cursado
. Defendendo a idéia de que a avaliação
não pode estar restrita ao diagnóstico da aprendizagem dos alunos, ela deve ir
além, deve fornecer subsídios que ajudem na elaboração de estratégias a fim de
superar dificuldades apresentadas.
CONTEUDOS
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OBJETIVOS ESPECIFICOS
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- Espaço escolar
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- Identificar a localização da escola tendo
como base seu local de moradia.
- Familiarizar-se no espaço escolar,
reconhecendo os papéis das pessoas que atuam na escola e percebê-la como
espaço coletivo de convivência.
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- Nascente e poente
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- Ter noção de que o sol é um recurso
ou meio de se localizar
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- Sinais de trânsito
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-
Reconhecer a existência de símbolos necessários à
organização social. (placas, semáforos, faixas de seguranças)
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- Sinais, símbolos, e códigos
presentes nos espaços do cotidiano.
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-
Identificar a existência de símbolos, sinais, signos
e códigos presentes em seu cotidiano. (portas de banheiros, restaurantes,
hospitais, outros)
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- Meios de comunicação e
transporte
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-
Reconhecer os meios de comunicação e transportes do
seu cotidiano.
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- Tempo cronológico: ontem, hoje,
amanhã.
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-
Estabelecer em atividades relações de tempo,
utilizando a quantificação do tempo: dias, semana, mês, ano (calendário).
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- Ambientes naturais e
artificiais onde vivem animais e plantas
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-
Identificar os ambientes naturais e artificiais onde
vivem animais e vegetais.
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DIVISAO DOS CONTEUDOS POR BIMESTRE
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1º BIMESTRE
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2ºBIMESTRE
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3º BIMESTRE
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4º BIMESTRE
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- Espaço escolar
- Localização da escola
- Nascente e poente
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- Ambientes naturais e
artificiais onde vivem animais e plantas
- Sinais, símbolos, e códigos
presentes nos espaços do cotidiano.
- Meios de comunicação e
transporte
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- Tempo cronológico: ontem, hoje,
amanhã.
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-- Sinais de trânsito
Meios de comunicação e transporte
- Sinais, símbolos, e códigos
presentes nos espaços do cotidiano.
Ambientes naturais e artificiais onde vivem
animais e plantas
- Sinais de trânsito
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De acordo com a Lei nº 10639/03, devera ser trabalhado temas voltados a
Historia e Cultura Afro-Brasileira
Sendo a Geografia a ciência cujo
objeto é o espaço geográfico e suas inter-relações, caberá ao professor, tratar
os seguintes contextos: População
brasileira: miscigenação dos povos
- Distribuição espacial da
população afro-descendente no Brasil;
- A contribuição do negro na
construção da nação brasileira
- Questões relativas ao trabalho
e renda
- Analise de dados do IBGE sobre
a composição da população brasileira, por cor, renda e escolaridade no país e
no município.